Fatores Psicomotores: Praxia Fina.

praxiafina

Dando continuidade ao post sobre Jogos e Brinquedos Tradicionais que escrevi no início da semana, a Educação Física vai muito além das atividades na quadra como Futebol, Basquete, Vôlei e Handebol. Baseado na Psicomotricidade, há variações importantes de brincadeiras que podemos trabalhar todos os fatores psicomotores, inclusive a Praxia Fina.

Para relembrar, os fatores psicomotores são:

  • Tonicidade,
  • Equilibração,
  • Lateralização,
  • Noção de Corpo,
  • Estruturação Espaço Temporal,
  • Praxia Global e
  • Praxia Fina.

Então vamos pular para o final da lista e falar da Praxia Fina. Imagina que você não tem espaço para dar aula porque é um dia de chuva e a quadra e espaços esportivos estão inutilizáveis. O que restou é a própria sala de aula, e na sala de aula encontramos um pote cheio de bolinhas de gude (Marbles). Pronto, sua aula de 30-45min está montada!

É possível sim dar uma aula de Educação Física com bolinhas de gude, levando as crianças da atualidade para brincadeiras do nosso passado despertando o interesse delas de algo completamente novo. Você já ouviu alguma criança dizer que os pais ou responsáveis brincam com ela de bolinha de gude em casa? Não nos tempos atuais!

A escola nesse momento torna-se o espaço onde a criança explora o máximo de materiais existentes, mesmo os brinquedos mais tradicionais. Costumo dizer que a escola é a “nova rua”. As brincadeiras que fazíamos na rua com os amigos depois da escola são as brincadeiras que os professores ensinam para as crianças de hoje nas aulas de Educação Física.

Semestre passado entrei na sala de aula com um pote cheio de bolinhas de gude e ensinei como jogar. Em primeiro lugar foi o espanto das crianças em ver a diversidade de cores de bolinhas de vidro. Elas ficaram realmente surpresas com as formas e cores do conteúdo da bolinha de gude. Ficamos brincando por quase 1 hora, e o melhor, no chão deitados sem a interferência de móveis, como nos velhos tempos.

Lego Education

Ontem fui visitar a Maple Bear Jundiaí (SP) para ver um projeto de Lego com robótica. É um projeto novo que a Maple Bear Jardins (SP) quer implementar ainda nesse semestre. Entramos numa sala de do Year 5 e começamos a assistir a aula do projeto. Enquanto meu chefe estava admirado com a tecnologia empregada nos brinquedos montados com Lego, estava analisando como as crianças manuseavam as peças de Lego e na minha cabeça estava contextualizando as aulas de Educação Psicomotora da Pós nas construções de Lego que as crianças faziam.

Muito interessante a utilização do brinquedo no contexto educacional, mas fui mais além e pensei nos fatores psicomotores e na Praxia Fina. Vale a pena dar uma visitada no site (link no subtítulo Lego Education). Estou nesse projeto para ensinar programação de robótica com utilização do Lego, então vou estudar bastante sobre o assunto e incorporar o brinquedo em dinâmicas de Praxia Fina com a visão de um Psicomotricista. Provavelmente incluirei no Programa de Educação Física da Bilingual Physical Education.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s