O Profissional de Educação Física e o adicional de insalubridade.

21728827_10212213792034082_112541830883308898_o

Essa semana estou sentindo na pele o poder do sol. Somos acostumados apenas a essa condição quando estamos na praia ou na piscina na casa de campo de férias, mas suportar o sol diariamente por mais de seis horas seguidas torna-se um trabalho árduo.

Como estou trabalhando em uma escola com sede nova (apenas meses de funcionamento), a cobertura ainda não foi instalada, então tive que tomar algumas medidas para minimizar os impactos (utilização de boné, óculos escuros e protetor solar fator 60).

Mesmo assim a situação está feia. Meus antebraços estão muito queimados ao ponto de ter que passar pós-queimadura para aliviar o ardor. Já tive maguito (manga de lycra para corredores e esportistas ao ar livre) mas repassei por não utilizar, porém, vou ter que comprar outro par para evitar maiores danos à minha pele. Isso me perturbou muito durante essa semana e ainda me perturba.

É a velha história quando dizem que o professor de Educação Física deve ter o adicional de insalubridade:

“…O adicional de insalubridade é um instrumento legal de compensação ao trabalhador por períodos de trabalho exposto a agentes nocivos, com potencial para prejudicar a sua saúde de alguma forma.”

Agora tenho sim a ideia de cobrar direitos quando estivermos expostos a riscos à saúde. Trabalhei durante anos em piscina e a situação não era diferente, sendo exposto à bactérias diariamente, além do sol entre tantas outras irregularidades.

Estou sendo repetitivo no post (já postei assunto abaixo), mas estou evidenciando uma condição precária que nós profissionais de Educação Física nos sujeitamos. Tirei essa foto hoje durante uma aula das 11a.m. quando o sol estava “a pino”. Reparem que estou com boné grande e óculos para montanhista (espelhado para suportar área sem sombra alguma).

Temos que nos cuidar para que possamos cuidar das pessoas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s