PYP: Primary Years Programme.

Discutindo nos workshops sobre programas pedagógicos e programas de PE, há algum tempo nos deparamos com o assunto certificação PYP. O Primary Years Programme é um programa internacional da International Baccalaureate, ou simplesmente IB, para escolas internacionais. Os professores precisam ter a certificação para atuarem nas escolas que tem o método de ensino da IB.

Se isso já é um diferencial para o professor da área pedagógica no mercado de escolas bilíngues e internacionais, já imaginou um professor de Educação Física com certificação PYP? Há uma discussão sobre a junção da excelência técnica do especialista de PE com a fluência no idioma inglês, caso raríssimo no mercado de trabalho hoje em dia, mas existe. Esses profissionais estão nas melhores escolas de SP e do Brasil, sendo elas internacionais ou bilíngues (salvo exceções, claro).

Tendo trabalhado na área fitness por 7 anos antes das escolas bilíngues, constato que a educação bilíngue é o patamar mais alto que um professor de EF pode chegar. Há uma cobrança fora do comum conosco, algo que um professor inexperiente não suportará no dia-a-dia. Tendo acarretado experiência o suficiente para ministrar as aulas de PE em inglês o tempo todo, o próximo passo do professor é avançar os níveis de proficiência adquirindo certificações (Cambridge, etc) e, em seguida, as certificações internacionais da área educacional. O PYP é um deles!

Estou estudando um pouco mais sobre o assunto e a ideia é me aprofundar para discutir melhor em workshops e questionar se o professor de EF está ciente do que o mercado de trabalho oferece para nós profissionais de Educação Física. Muita água vai rolar por debaixo dessa ponte.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s