#Frisbee na Educação Física.

frisbee

Depois de nossas experiências com o Frisbee e suas modalidades esportivas (há várias), esse é o primeiro post sobre como aplicar esse jogo nas aulas de Educação Física.

O Profº Victor Maielo, da Beit Yaacov Escola, me envio alguns documentos do que é o Ultimate Frisbee, uma das modalidades esportivas. O Ultimate é a modalidade que o Victor mais gosta e que há maior adesão de profissionais praticando pelo mundo (poucos ainda no Brasil). Basicamente é um jogo em que equipes jogam para marcar pontos e tentar vencer o jogo, determinados por um espaço semelhante à um campo de futebol e com características parecidas de Rugby (uma forma leiga de descrever o jogo).

Tenho vários manuais que vou citar aqui no blog, mas precisava apenas fazer essa introdução ao esporte para depois discutirmos como podemos aplicar desde o ensino infantil até o ensino médio.

Para o ano que vem vou adicionar à lista de materiais frisbees de borracha. É possível comprar na Decathlon o equipamento por um preço acessível, de longa duração e que, principalmente, não machuca as crianças.

Ano passado, mesmo sem ter tido a vivência que tivemos com o frisbee no último workshop, tinha acesso ao material e usava (de forma pouco estruturada) o firsbee para atividades de aquecimento ou volta à calma em muitas aulas que ministrei. As crianças adoravam e tiveram o primeiro contato com o material, rico em fatores psicomotores (atividades) e sociais, afinal, jogar em parceria ou em grupo é a principal proposta das dinâmicas.

Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto, acesse esse link para entender um pouco mais do esporte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ultimate_(sport).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s