A diversidade da psicomotricidade na infância.

e3acd5bcbc5265b24b2080f5d59c78ad377362784.jpg

A psicomotricidade nos eleva à um novo patamar de visão sobre nossos alunos, até mesmo daqueles que trabalhávamos antes mesmo de cursar a especialização.

Hoje reconheço o quanto o investimento na carreira enriqueceu meu repertório no dia-a-dia do meu trabalho. Não apenas no planejamento semestral das aulas, mas na improvisação  de uma atividade em meio ao caos que as vezes nos deparamos com as crianças.

Ter as bases científicas claras em nossa mente é a chave para o melhor desenvolvimento de uma aula para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Vendo uma foto como essa acima (achei no Pinterest) é inspirador, sendo que não há nada além de chão e tinta. Ao mesmo tempo que não há materiais, há uma diversidade de possibilidades para ensinar crianças um universo de brincadeiras, sejam elas lúdicas ou simplesmente de execução de movimentos para cruzar um caminho.

Hoje apliquei uma aula simples, com apito e tatame, alternando cores dos tatames nos comandos de apito. Sustentei uma aula de 45 com “gás” para aula de 1h30min. Tudo depende do professor querer mostrar algo diferente, e não se prender às limitações que nos brasileiros nos deparamos com as condições da Educação Física escolar.

Estou aqui escrevendo esse post mais para mostrar o meu entusiasmo como Psicomotricista em formação e o quanto importante é estudar e se especializar para darmos o melhor de nós como educadores.

Inspire-se e compartilhe suas experiências!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s