“Habits of Mind” nas aulas de Educação Física.

habitsofmind

Existem 16 “Habits of Mind” que trabalhamos aqui na Concept São Paulo. É uma abordagem nova para mim, não nego, mas que aos poucos tenho introduzidos nas aulas de Educação Física na construção e desenvolvimento de atividades diárias.

Semana passada passei uma atividade de “Dodgball” para as crianças do Grade 5 e pude analisar de perto o comportamento das crianças em relação à um dos 16 “Habits of Mind”: Taking Responsible Risks.

Em um determinado momento do jogo quando havia duas equipes disputando ponto a ponto as regras do “Dodgeball”, sobrou apenas uma das crianças em uma determinada equipe, e para “salvar” um novo integrante que estava fora momentaneamente por razões do jogo (jogo com regras da tradicional “queimada”), a criança teve que se submeter à encarar o risco de ser “queimada” para agarrar a bola e trazer uma nova criança de volta ao jogo.

Ao final da brincadeira, depois de várias crianças terem se arriscado para salvar outras e retornar ao jogo, fizemos a analogia com os “Habits Of Mind” que trabalhamos na Concept.

Consegui trazer para dentro da aula de PE um exemplo prático do que é a teoria aplicada dentro da sala de aula. As crianças ficaram engajadas no bate-papo posterior. Como professor, fico contente de explorar novos caminhos que a educação está proporcionando para todos nós educadores do século 21, com métodos antigos no “velho mundo”, mas ainda muito novos aqui no Brasil.


Se sugestões são bem-vindas para novas dinâmicas de PE, essa imagem acima tem todos os 16 “Habits of Mind” com uma breve explicação de cada um deles. Tem facilitado bastante na abordagem com as crianças sobre o significado das atividades, do ambiente, do processo de aprendizagem, e em todas as situações fora do planejado que geralmente acontecem dentro de uma aula de Educação Física.

Vale a pena dar uma olhada no site e, se não for do interesse de fazer um grande planejamento em cima do estudo, pelo menos tentar uma pequena dinâmica para ver como as crianças reagem às características.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s