O engajamento das crianças na aula de #EducaçãoFísica através dos recursos tecnológicos (Placar Eletrônico). #BilingualPE

 

scoreboard

A tecnologia está presente também nas aulas de Educação Física, não podemos negar! Hoje presenciei o engajamento das crianças do Grade 2 numa simples abordagem de tecnologia que está acessível a qualquer pessoa que tiver um smartphone e um tablet: os aplicativos (Apps).

A aula era sobre handball e houve todas as variações possíveis e imagináveis para as crianças, mas o que realmente engajou as crianças para fazer as atividades no início da aula foi a abordagem tecnológica. Levei meu tablet com o aplicativo já instalado e expliquei o que iria mostrar placares eletrônicos de diferentes jogos e como poderíamos aplicar o placar em nosso jogo.

Apesar da aula ser de handball apenas, transitei por esportes como basketball, volleyball, hockey, soccer, track&field, tennis, rugby, swimming, badminton, polo, etc. Só a primeira parte da aula consegui a atenção de todos na teoria e poderia ter especificado regras de cada uma dessas modalidades, mas mantive o foco no handball.

scoreboard2

Como introdução ao assunto tecnológico, expliquei um pouco de como eram os placares das escolas brasileiras quando eu tinha a idade deles, há cerca de 25 anos atrás. Lembro que na minha escola o placar era de madeira e trocávamos os números ponto a ponto com placas de madeira. Adorávamos ser os ajudantes do placar (mais até que apitar os jogos). Essa parte foi muito interessante para eles refletirem de como era o antes e como é a atualidade.

Hawks X Tigers

Após a introdução do placar eletrônico, dividi a turma em duas equipes e propus que as crianças criassem uma característica própria para a equipe, assim como os clubes e times americanos costumam fazer. Dei a ideia de escolherem um animal que representasse o time deles através das características que eles mais gostassem, fazendo uma reflexão coletiva do que gostam mais em animais.

Um grupo escolheu um pássaro por poder voar e observar tudo por cima. Um verdadeiro time “caçador” com vista privilegiada (Hawks – Falcões). O outro grupo escolheu um felino, animal ágil na terra e que domina seu território (Tigers – Tigres).

Essa dinâmica de mistura de história (minha história pessoal sobre placares de madeira nos anos 90), a divisão de grupos e o engajamento das crianças na construção das características (a escolha de animais que demonstram os pontos fortes do grupo) e o entendimento da tecnologia em prol dos esportes (fluência digital – um dos pilares metodológicos da Escola Concept).

Toda essa experiência vivida em apenas 45 minutos de aula já me fez pensar em um projeto de longo prazo, podendo ser realizado durante todo o semestre e estendido pelo ano.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s