A discriminação nas aulas de Educação Física.

Basketball

Estive procurando um artigo na internet em inglês que trata-se sobre a discriminação na aulas de Educação Física. Encontrei um artigo sobre estratégias de “driblar” a discriminação, com dicas de atividades, tempo, com expectativas de resultados dos jogos e brincadeiras descritos, etc.

Link: https://www.coe.int/t/dg4/education/pestalozzi/Source/Documentation/TU/TU_SPORT_Crnogorcevic_EN.pdf

A descrição do artigo é bem interessante e podemos usar como base para as discussões pedagógicas em nossas escolas, seja no momento de planejamento ou no avaliação de um grupo. Veja o que o autor  Zlata Crnogorcevic (2015) explica sobre Educação Física e discriminação, ou melhor, como podemos incluir crianças nas aulas:

“Physical Education and Sport are important and wide areas where the development of peace and Human Right scan occur. In that sense, Physical Education teachers have a key role to play. In this training unit, Physical Education teachers will be given the opportunity to reflect and exchange on what could be a “high-quality” physical education, leading to the promotion of integration, peace, justice and equality. By raising awareness about the different forms of discrimination and violence, the teachers will develop new skills to enhance cooperation, human dignity and respect among their students.”

Tradução:

“A Educação Física e o Esporte são áreas importantes e amplas onde o desenvolvimento da paz e direitos humanos ocorrem. Nesse sentido, os professores de Educação Física têm um papel fundamental para as brincadeiras. Nesta unidade de treinamento, os professores de Educação Física terão a oportunidade de refletir e trocar o que poderia ser uma educação física de “alta qualidade”, levando à promoção da integração, paz, justiça e igualdade. Ao aumentar a conscientização sobre o diferentes formas de discriminação e violência, os professores desenvolverão novas habilidades para reforçar a cooperação, a dignidade humana e o respeito entre os seus alunos.”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s